RAINHA DO CÉU
V./ Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!
R./ Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio, Aleluia!
V./ Ressuscitou como disse. Aleluia!
R./ Rogai por nós a Deus. Aleluia!
V./ Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!
R./ Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!
V/. Oremos: Senhor, que enchestes o mundo de alegria pela ressurreição de Vosso Filho nosso Senhor Jesus Cristo, fazei que, pela intercessão da Virgem Maria, Sua Mãe, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo Senhor. Amém!
V/. Glória ao Pai e ao {Filho e ao Espírito Santo
R/. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! (3X)
INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor.
Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
PRIMEIRA LEITURA
Actos 8, 1b-8
«Andaram de terra em terra a anunciar a palavra do Evangelho»
Leitura dos Actos dos Apóstolos
Naquele dia, levantou-se uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém e todos, à excepção dos Apóstolos, se dispersaram pelas terras da Judeia e da Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grandes lamentações por ele. Saulo, por sua vez, devastava a Igreja: ia de casa em casa, arrastava homens e mulheres e metia-os na prisão. Entretanto, os irmãos dispersos andaram de terra em terra, a anunciar a palavra do Evangelho. Foi assim que Filipe, tendo descido a uma cidade da Samaria, começou a anunciar Cristo àquela gente. As multidões aderiam unânimemente às palavras de Filipe, porque ouviam falar dos milagres que fazia e também os viam. De muitos possessos saíam espíritos impuros, soltando enormes gritos, e numerosos paralíticos e coxos foram curados. E houve muita alegria naquele cidade.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
Salmo 65 (66) l-3a.4-5.6-7a (R. l)
Refrão: A terra inteira aclame o Senhor. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se
Aclamai o Senhor, terra inteira,
cantai a glória do seu nome,
celebrai os seus louvores, dizei a Deus:
«Maravilhosas são as vossas obras». Refrão
«A terra inteira Vos adore e celebre,
entoe hinos ao vosso nome».
Vinde contemplar as obras de Deus,
admirável na sua acção pelos homens. Refrão
Mudou o mar em terra firme,
atravessaram o rio a pé enxuto.
Alegremo-nos n’Ele:
domina eternamente com o seu poder. Refrão
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
cf. Jo 6, 40
Refrão: Aleluia. Repete-se
Quem acredita no Filho de Deus tem a vida eterna:
Eu o ressuscitarei no último dia, diz o Senhor. Refrão
EVANGELHO
Jo 6, 35-40
«A vontade d’Aquele que Me enviou é esta: que Eu não perca nenhum dos que Ele Me deu»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão da vida: Quem vem a Mim nunca mais terá fome e quem acredita em Mim nunca mais terá sede. No entanto, como vos disse, ‘embora tivésseis visto, não acreditais’. Todos aqueles que o Pai Me dá virão a Mim e àqueles que vêm a Mim não os rejeitarei, porque desci do Céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade d’Aquele que Me enviou. E a vontade d’Aquele que Me enviou é esta: que Eu não perca nenhum dos que Ele Me deu, mas os ressuscite no último dia. De facto, é esta a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e acredita n’Ele tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
Da primeira Apologia de São Justino, mártir, em defesa dos cristãos
(Cap. 61: PG 6, 419-422) (Sec. II)
O baptismo da regeneração
Vamos expor de que maneira nós, renovados por Cristo, nos consagrámos a Deus.
Os que estiverem persuadidos e acreditarem no que nós ensinamos e proclamamos, e prometerem viver em conformidade com essas verdades, exortamo-los a pedir a Deus o perdão dos pecados, com orações e jejuns, e também nós oramos e jejuamos em plena solidariedade com eles.
Depois conduzimo-los ao lugar onde se encontra água, e aí são regenerados tal como nós o fomos, isto é, recebem o Baptismo da água em nome do Criador e Senhor Deus de todas as coisas, do nosso Salvador Jesus Cristo e do Espírito Santo.
Jesus Cristo disse de facto: Se não nascerdes de novo, não entrareis no reino dos Céus. Não se trata, evidentemente, de voltar a entrar no seio materno.
Foi dito também pelo profeta Isaías como podem evitar os pecados aqueles que os cometeram e fazem penitência. São estas as suas palavras: Lavai-vos, purifi cai-vos; tirai a malícia das vossas almas e aprendei a praticar o bem, fazei justiça ao órfão e defendei a causa da viúva. Vinde então para dialogarmos, diz o Senhor. Ainda que os vossos pecados sejam como o escarlate, Eu os tornarei brancos como a lã; e se forem vermelhos como a púrpura, Eu os tornarei brancos como a neve. Mas se não Me ouvirdes, sereis devorados pela espada. Assim falou a boca do Senhor.
Esta maneira de agir recebemo-la dos Apóstolos. No nosso primeiro nascimento, fomos gerados, sem disso termos consciência, por um instinto natural na mútua união dos nossos pais. Mas para termos também um nascimento que não seja fruto da simples natureza e da ignorância, mas sim de uma escolha consciente, e obtermos pela água o perdão dos pecados cometidos, sobre o que desejar ser regenerado e fizer penitência dos pecados é pronunciado o nome do Criador e Senhor Deus de todas as coisas, nome que é somente invocado sobre aquele que é conduzido à água do Baptismo.
A esse Baptismo dá-se o nome de iluminação, porque os iniciados nesta doutrina ficam iluminados na sua inteligência. Mas a purificação daquele que é iluminado, faz-se também em nome de Jesus Cristo, crucificado sob Pôncio Pilatos, e em nome do Espírito Santo que, pelos Profetas, predisse tudo o que dizia respeito a Jesus.
Servo inútil,
Pe. Fonseca Kwiriwi, CP