Escolha uma Página

*RAINHA DO CÉU*

V./ Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!
R./ Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio, Aleluia!

V./ Ressuscitou como disse. Aleluia!
R./ Rogai por nós a Deus. Aleluia!

V./ Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!
R./ Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!

V/. Oremos: Senhor, que enchestes o mundo de alegria pela ressurreição de Vosso Filho nosso Senhor Jesus Cristo, fazei que, pela intercessão da Virgem Maria, Sua Mãe, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo Senhor. Amém!

V/. Glória ao Pai e ao {Filho e ao Espírito Santo
R/. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! (3X)

*INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO*

Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor.
Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
*Oremos:*
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

*LITURGIA DA PALAVRA*

PRIMEIRA LEITURA
Actos 28, 16-20.30-31

«Ficou em Roma, anunciando o reino de Deus»

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Quando chegámos a Roma, Paulo foi autorizado a ficar em domicílio pessoal, com um soldado que o guardava. Três dias depois, ele convocou os principais dos judeus e, quando estavam todos reunidos, disse-lhes: «Irmãos, embora nada tenha feito contra o povo ou contra os costumes dos nossos pais, fui preso em Jerusalém e entregue às mãos dos romanos. Instruído o processo, estes queriam soltar-me, por não encontrarem em mim nenhum crime de morte. Mas como os judeus se opunham, fui obrigado a apelar para César, sem pretender de modo algum acusar a minha nação. Foi por isto que manifestei o desejo de vos ver e de vos falar, pois é por causa da esperança de Israel que estou preso com estas cadeias». Paulo ficou dois anos inteiros no alojamento que tinha alugado, onde recebia todos aqueles que o procuravam. Anunciava o reino de Deus e ensinava o que se refere ao Senhor Jesus Cristo, com firmeza e sem nenhum impedimento.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 10 (11), 4.5.7 (R. cf. 7b)

Refrão: Os homens rectos verão o Senhor. Repete-se

Ou: Aleluia. Repete-se

O Senhor habita no seu templo santo,
o Senhor tem nos céus o seu trono.
Os seus olhos estão atentos ao pobre,
as suas pupilas observam os homens. Refrão

O Senhor observa o justo e o ímpio,
mas odeia o que ama a iniquidade.
O Senhor é justo e ama a justiça,
os homens rectos contemplarão a sua face. Refrão

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
cf. Jo 16, 7.13

Refrão: Aleluia Repete-se

Eu vos enviarei o Espírito da verdade, diz o Senhor;
Ele vos ensinará toda a verdade. Refrão

EVANGELHO
Jo 21, 20-25

«Este é o discípulo que escreveu estes factos e o seu testemunho é verdadeiro»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, Pedro, ao voltar-se, viu que o seguia o discípulo predilecto de Jesus, aquele que, na Ceia, se tinha reclinado sobre o seu peito e Lhe tinha perguntado: «Senhor, quem é que Te vai entregar?» Ao vê-lo, Pedro disse a Jesus: «Senhor, que será deste?». Jesus respondeu-lhe: «Se Eu quiser que ele fique até que Eu venha, que te importa? Tu, segue-Me». Divulgou-se então entre os irmãos o boato de que aquele discípulo não morreria. Jesus, porém, não disse a Pedro que ele não morreria, mas sim: «Se Eu quiser que ele fique até que Eu venha, que te importa?» É este o discípulo que dá testemunho destes factos e foi quem os escreveu; e nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Jesus realizou muitas outras coisas. Se elas fossem escritas uma a uma, penso que nem caberiam no mundo inteiro os livros que era preciso escrever.

Palavra da salvação.

*REFLEXÃO*

Dos Sermões de um Autor africano do século VI
(Sermão 8, 1-3: PL 65, 743-744)

Uma só Igreja fala todas as línguas

Os Apóstolos começaram a falar em todas as línguas. Assim quis Deus manifestar então a presença do Espírito Santo, fazendo com que todo aquele que O tinha recebido falasse em todas as línguas. Devemos entender, irmãos caríssimos, que se trata do mesmo Espírito Santo pelo qual a caridade de Deus se derrama em nossos corações.
A caridade havia de reunir na Igreja de Deus todos os povos da terra; e assim como então, um só homem, ao receber o Espírito Santo, podia falar em todas as línguas, também agora uma só Igreja, reunida pelo Espírito Santo, se exprime em todas as línguas.
Portanto, se alguém nos diz: «Se recebeste o Espírito Santo, porque não falas todas as línguas?», devemos responder-lhe: «Falo certamente em todas as línguas, porque sou membro do Corpo de Cristo, isto é, da sua Igreja, que se exprime em todas as línguas. Que outra coisa quis significar Deus pela presença do Espírito Santo senão que a sua Igreja havia de falar em todas as línguas?».
Deste modo se cumpriu o que o Senhor tinha prometido: Ninguém deita vinho novo em odres velhos; deita-se o vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam. Por isso, quando ouviram os Apóstolos falar em todas as línguas, diziam alguns com certa razão: Estão cheios de mosto. Na verdade, já se tinham transformado em odres novos, renovados pela graça da santidade, que, cheios do vinho novo, isto é, inebriados pelo Espírito Santo, pareciam ferver ao falar em todas as línguas, e prefiguravam com esse milagre tão manifesto a catolicidade da Igreja, que havia de abranger as línguas de todos os povos.
Celebrai, portanto, este dia como membros do único Corpo de Cristo. E não o celebrareis em vão, se realmente sois aquilo que celebrais, isto é, se estais perfeitamente incorporados naquela Igreja que o Senhor enche do Espírito Santo e se estende progressivamente por todo o mundo, Igreja que Ele reconhece como sua e é por ela reconhecido como seu Senhor. O Esposo não abandonou a sua Esposa; por isso ninguém lha pode substituir por outra estranha.
É a vós, homens de todas as nações, que sois a Igreja de Cristo, os membros de Cristo, o Corpo de Cristo, a Esposa de Cristo, é a vós que o Apóstolo diz estas palavras: Suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade do Espírito, pelo vínculo da paz.
Notai como, ao lembrar o preceito de nos suportarmos uns aos outros, nos falou da caridade, e quando se referiu à esperança da unidade, pôs em evidência o vínculo da paz. Esta é a casa de Deus, edificada com pedras vivas, na qual o Eterno Pai Se compraz habitar e onde os seus olhos jamais devem ser ofendidos pelo triste espectáculo da divisão entre os seus filhos.

 

Servo inútil,
Pe. Fonseca Kwiriwi, CP