*INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO*
Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor.
Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
*Oremos:*
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
*SAUDAÇÃO ANGELICAL A VIRGEM STA MARIA*
(Angelus)
O Anjo do Senhor anunciou a Maria!
E ela concebeu do Espírito Santo.
(Ave Maria)
Eis aqui a Serva do Senhor!
Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
(Ave Maria)
E o Verbo se fez carne!
E habitou entre nós.
(Ave Maria)
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Infundi, Senhor, a vossa graça em nossos corações, para que nós, que, conhecendo pela anunciação do Anjo, a Encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, por sua paixão e morte de cruz, cheguemos à glória da Ressurreição! Por mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.
V/. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
R/. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! (3X)
*LITURGIA DA PALAVRA*
PRIMEIRA LEITURA
Is 38, 1-6.21-22.7-8
«Escutei a tua prece e vi as tuas lágrimas»
Leitura do Livro de Isaías
Naqueles dias, Ezequias, rei de Judá, contraiu doença mortal. O profeta Isaías, filho de Amós, foi visitá-lo e disse-lhe: «Assim fala o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque vais morrer e não viverás». Ezequias voltou o rosto para a parede e orou ao Senhor, dizendo: «Lembrai-Vos, Senhor, como tenho procedido fielmente e de coração sincero na vossa presença, como tenho feito sempre o que agrada aos vossos olhos». Depois, Ezequias rompeu num grande choro. Então a palavra do Senhor foi dirigida a Isaías, com esta mensagem: «Vai dizer a Ezequias: Assim fala o Senhor, Deus de teu pai David: Escutei a tua prece e vi as tuas lágrimas. Vou acrescentar à tua vida mais quinze anos e hei-de livrar-te das mãos do rei da Assíria, a ti e a esta cidade, que Eu protegerei». Disse então Isaías: «Trazei um bolo de figos, aplicai-o sobre a chaga e o rei ficará curado». Ezequias perguntou: «Que sinal terei de que volto a subir ao templo do Senhor?». Isaías respondeu-lhe: «O sinal da parte do Senhor de que cumprirá a sua palavra é este: Vou fazer que a sombra do relógio de sol de Acaz volte para trás dez graus, que nele tinha avançado». E o sol desandou dez graus que avançara no quadrante.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
Is 38, 10-11.12abcd.16-17ab (R. cf. 17b)
Refrão: Senhor, livrastes da morte a minha vida. Repete-se
Eu disse:
«Em meio da vida vou descer às portas da morte,
privado do resto dos meus anos.
Não verei mais o Senhor na terra dos vivos,
não verei mais ninguém entre os habitantes do mundo». Refrão
Para longe de mim foi arrancada a minha morada,
como tenda de pastores.
Como tecelão eu tecia a minha vida,
mas cortaram-me a trama. Refrão
Por Vós, Senhor, viverá o meu espírito
e o meu sofrimento se converterá em paz.
Preservastes a minha alma da corrupção da morte,
perdoastes todos os meus pecados. Refrão
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Jo 10, 27
Refrão: Aleluia Repete-se
As minhas ovelhas escutam a minha voz,
diz o Senhor;
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me.
Refrão
EVANGELHO
Mt 12, 1-8
«O Filho do homem é Senhor do sábado»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus passou através das searas em dia de sábado e os discípulos, sentindo fome, começaram a apanhar e a comer espigas. Os fariseus viram e disseram a Jesus: «Vê como os teus discípulos estão a fazer o que não é permitido ao sábado». Jesus respondeu-lhes: «Não lestes o que fez David, quando ele e os seus companheiros sentiram fome? Entrou na casa de Deus e comeu dos pães da proposição, que não era permitido comer, nem a ele nem aos seus companheiros, mas somente aos sacerdotes. Também não lestes na Lei que, ao sábado, no templo, os sacerdotes violam o repouso sabático e ficam isentos de culpa? Eu vos digo que está aqui alguém que é maior que o templo. Se soubésseis o que significa: ‘Eu quero misericórdia e não sacrifício’, não condenaríeis os que não têm culpa. Porque o Filho do homem é Senhor do sábado».
Palavra da salvação.
*REFLEXÃO*
Do Tratado de Santo Ambrósio, bispo, «Sobre os Mistérios»
(Nn. 43. 47-49: SC 25 bis, 178-180.182) (Sec. IV)
Instrução aos neófitos sobre a Eucaristia
Purificada e adornada com estas insígnias, a falange dos neófitos dirige-se para o altar de Cristo, dizendo: Subirei ao altar de Deus, a Deus que alegra a minha juventude. De facto, deixando a veste do antigo erro e renovada a sua juventude como a águia, apressaram-se para ir tomar parte no banquete celeste. E ao aproximarem-se, vendo preparado o sagrado altar, exclamam: Para mim preparastes a mesa. E cantam as palavras de David: O Senhor é meu pastor: nada me falta. Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me às águas refrescantes e reconforta a minha alma. E mais adiante: Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo: o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança. Para mim preparastes a mesa à vista dos meus adversários; com óleo me perfumais a cabeça e o meu cálice transborda.
É certamente admirável que Deus tenha feito chover o maná para os nossos pais e os tenha sustentado todos os dias com o alimento do céu de que fala o salmo: O homem comeu o pão dos Anjos. E no entanto os que comeram aquele pão morreram todos no deserto; mas este alimento que tu recebes, este pão vivo que desceu do céu, dá-nos o alimento da vida eterna, e quem dele come não morrerá para sempre, porque é o Corpo de Cristo.
Considera agora qual é mais excelente, se aquele pão dos Anjos ou a carne de Cristo, que é o Corpo da vida. Aquele maná vinha do céu; este Corpo está acima dos céus. Aquele era do céu; este é do Senhor dos céus. Aquele estava sujeito à corrupção, se fosse guardado para o dia seguinte; este não somente está livre de toda a corrupção, mas comunica a incorruptibilidade a todos aqueles que o saboreiam com reverência. Para os judeus brotou a água do rochedo; para ti, o Sangue de Cristo. Aquela água saciava-os por algum tempo; o Sangue de Cristo purifica-te para sempre. Os judeus bebiam e voltavam a ter sede; tu, se beberes, não voltarás a ter sede. Aquilo era uma figura; isto é a realidade.
Se aquilo que tu admiras era apenas a sombra, quanto mais não vale a realidade presente, cuja sombra tanto admiras! Escuta como se tratava de uma figura o que se passou com os nossos pais: Diz o Apóstolo: Bebiam da rocha que os seguia, e essa rocha era Cristo. Mas a maior parte deles não agradou a Deus, e por isso ficaram prostrados no deserto. Ora estas coisas aconteceram para nos servirem de exemplo. Já compreendeste quais são os dons mais importantes: vale mais a luz que a sombra, a realidade que a figura, o Corpo do Criador que o maná do céu.
*SENHOR,* eu vos agradeço por terdes morrido na Cruz pelos meus pecados, meu Jesus, misericórdia.
Servo inútil,
Pe. Fonseca Kwiriwi, CP