Escolha uma Página

INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor.
Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

SAUDAÇÃO ANGELICAL A VIRGEM STA MARIA

(Angelus)

O Anjo do Senhor anunciou a Maria!
E ela concebeu do Espírito Santo.
(Ave Maria)

Eis aqui a Serva do Senhor!
Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
(Ave Maria)

E o Verbo se fez carne!
E habitou entre nós.
(Ave Maria)

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Infundi, Senhor, a vossa graça em nossos corações, para que nós, que, conhecendo pela anunciação do Anjo, a Encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, por sua paixão e morte de cruz, cheguemos à glória da Ressurreição! Por mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.
V/. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
R/. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! (3X)

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
2 Tim 2, 8-15

«A palavra de Deus não está encadeada. Se morremos com Cristo, também com Ele viveremos»

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo

Caríssimo: Lembra-te de que Jesus Cristo, descendente de David, ressuscitou dos mortos, segundo o meu Evangelho, pelo qual eu sofro, até ao ponto de estar preso a estas cadeias como um malfeitor. Mas a palavra de Deus não está encadeada. Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. É digna de fé esta palavra: Se morremos com Cristo, também com Ele viveremos; se sofremos com Cristo, também com Ele reinaremos; se O negarmos, também Ele nos negará; se Lhe formos infiéis, Ele permanece fiel, porque não pode negar-Se a Si mesmo. Recomenda estas coisas, declarando, na presença de Deus, que é preciso evitar contendas de palavras, que não servem para nada, senão para a perdição dos que as ouvem. Procura com todo o empenho apresentar-te diante de Deus como homem de vida comprovada, como operário que nada tem de que se envergonhar e dispenseiro fiel da palavra da verdade.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 24 (25), 4bc-5ab.8-9.10 e 14 (R. 4a)

Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos. Repete-se

Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,
ensinai-me as vossas veredas.
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,
porque Vós sois Deus, meu Salvador. Refrão

O Senhor é bom e recto,
ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer os seus caminhos. Refrão

Os caminhos do Senhor são misericórdia e fidelidade
para os que guardam a sua aliança e os seus preceitos.
O Senhor trata com familiaridade os que O temem
e dá-lhes a conhecer a sua aliança. Refrão

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
cf. 2 Tim 1, 10

Refrão: Aleluia Repete-se

Jesus Cristo, nosso Salvador, destruiu a morte
e fez brilhar a vida por meio do Evangelho. Refrão

EVANGELHO
Mc 12, 28b-34

«Não há nenhum mandamento maior que estes»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?». Jesus respondeu: «O primeiro é este: ‘Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças’. O segundo é este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não há nenhum mandamento maior que estes». Disse-Lhe o escriba: «Muito bem, Mestre! Tens razão quando dizes: Deus é único e não há outro além d’Ele. Amá-l’O com todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios». Ao ver que o escriba dera uma resposta inteligente, Jesus disse-lhe: «Não estás longe do reino de Deus». E ninguém mais se atrevia a interrogá-l’O.

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

Dos Comentários de São Gregório Magno, papa, sobre o Livro de Job
(Lib. 29, 2-4: PL 76, 478-480) (Sec. VI)

A Igreja levanta-se como a aurora

Com razão se dá o nome de madrugada ou aurora à Igreja dos eleitos, porque a aurora ou alvorada é a passagem das trevas para a luz. Efectivamente, a Igreja é conduzida da noite da infidelidade para a luz da fé, e assim, à semelhança da aurora, depois de ter passado as trevas, ela abre-se para a luz do dia com o esplendor da claridade celeste. Por isso diz muito a propósito o Cântico dos Cânticos: Quem é esta que se levanta como a aurora? A santa Igreja, que aspira aos bens da vida celeste, é chamada aurora, porque abandona as trevas do pecado e se ilumina com a luz da justiça.
Mas se consideramos a natureza da madrugada ou aurora, encontramos ainda um pensamento mais subtil. A aurora ou madrugada anunciam que já passou a noite, mas não mostram ainda todo o esplendor do dia; elas assinalam a transição da noite para o dia, e por isso têm algo de luz e trevas ao mesmo tempo. De facto, todos nós que nesta vida seguimos a verdade, somos como a madrugada ou aurora, porque já praticamos algumas obras da luz, mas não estamos ainda totalmente livres dos vestígios das trevas. Assim diz o Profeta a Deus: Ninguém é justo diante de Vós. E também está escrito: Todos cometemos muitas faltas.
Por isso, quando Paulo diz: A noite passou, não acrescenta: «E chegou o dia», mas: e o dia já se aproxima. Quem afirma que a noite já passou e que o dia ainda não chegou mas apenas se aproxima, quer dizer sem dúvida que ainda se encontra na aurora, isto é, no tempo situado entre as trevas da noite e o nascer do sol.
A santa Igreja dos eleitos será pleno dia, quando não tiver mistura alguma da sombra do pecado. Será pleno dia, quando estiver perfeitamente iluminada com o fulgor da sua luz interior. Por isso com razão nos ensina a Escritura o carácter transitório desta aurora, quando diz: E marcastes à aurora o seu lugar. Aquele que é chamado para um novo lugar, tem que passar de um sítio para outro. Mas qual é o lugar da aurora, senão a perfeita claridade da visão eterna? Quando a aurora tiver chegado a este lugar, já nenhuns vestígios conservará das trevas da noite que passou. É a aurora que canta no salmo, exprimindo o desejo de chegar ao seu termo: A minha alma tem sede do Deus vivo: quando irei contemplar a face de Deus? É a aurora que se manifesta em Paulo, aspirando por atingir o seu lugar próprio, quando ele afirma que desejava morrer para estar com Cristo, e acrescenta: Para mim, viver é Cristo e morrer é lucro.

 

SENHOR, eu vos agradeço por terdes morrido na Cruz pelos meus pecados, meu Jesus, misericórdia.

Servo inútil,
Pe. Fonseca  Kwiriwi, CP