Escolha uma Página

*RAINHA DO CÉU*

V./ Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!
R./ Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio, Aleluia!

V./ Ressuscitou como disse. Aleluia!
R./ Rogai por nós a Deus. Aleluia!

V./ Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!
R./ Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!

V/. Oremos: Senhor, que enchestes o mundo de alegria pela ressurreição de Vosso Filho nosso Senhor Jesus Cristo, fazei que, pela intercessão da Virgem Maria, Sua Mãe, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo Senhor. Amém!

V/. Glória ao Pai e ao {Filho e ao Espírito Santo
R/. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! (3X)

*INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO*

Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor.
Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
*Oremos:*
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

*LITURGIA DA PALAVRA*

PRIMEIRA LEITURA
Actos 13, 44-52

Voltamo-nos para os pagãos

Leitura dos Actos dos Apóstolos

No segundo sábado em que Paulo e Barnabé estiveram em Antioquia da Pisídia, reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Ao verem a multidão, os judeus encheram-se de inveja e responderam com blasfémias às palavras de Paulo. Corajosamente, Paulo e Barnabé declararam: «Era a vós que devia ser anunciada primeiro a palavra de Deus. Mas uma vez que a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os gentios, porque assim nos mandou o Senhor: ‘Fiz de ti a luz das nações, para levares a salvação até aos confins da terra’». Ao ouvirem isto, os gentios encheram-se de alegria e glorificaram a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé. Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda a região. Mas os judeus instigaram algumas senhoras piedosas mais distintas, bem como os homens principais da cidade, e moveram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do território. Estes sacudiram contra eles a poeira dos pés e seguiram para Icónio. Entretanto, os discípulos ficavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4

Refrão: Todos os confins da terra
viram a salvação do nosso Deus. Repete-se

Ou: Aleluia. Repete-se

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória. Refrão

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel. Refrão

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai. Refrão

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Jo 8, 31b-32

Refrão: Aleluia Repete-se

Se permanecerdes na minha palavra,
sereis verdadeiramente meus discípulos
e conhecereis a verdade, diz o Senhor. Refrão

EVANGELHO
Jo 14, 7-14

Quem Me vê, vê o Pai

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei».

Palavra da salvação.

*REFLEXÃO*

Do Comentário de São Cirilo de Alexandria, bispo sobre a Epístola aos Romanos
(Cap. 15, 7: PG 74, 854-855) (Sec. V)

Pela bondade de Deus, extensiva a todos os homens, foi salvo o universo inteiro

Sendo muitos, formamos um só Corpo e somos membros uns dos outros; e é Cristo quem nos une pelo vínculo da caridade, como está escrito: Ele fez de uns e outros um só povo, e derrubou o muro de inimizade que os separava, anulando, pela imolação do seu Corpo, as prescrições jurídicas da Lei. Convém, portanto, que todos tenhamos os mesmos sentimentos uns para com os outros: se um membro sofre qualquer mal, todos os membros sofrem com ele; mas se um membro é honrado, todos os membros se alegram com ele.
Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como Cristo vos acolheu para glória de Deus. Para pôr em prática este acolhimento recíproco, devemos ter os mesmos sentimentos, levando os fardos uns dos outros e conservando a unidade de espírito pelo vínculo da paz. Foi assim que Deus também nos acolheu em Cristo. Falou verdade quem disse: Deus amou de tal modo o mundo, que entregou o seu Filho por nós. Foi entregue, de facto, em resgate pela vida de todos nós, e assim fomos arrancados à morte e libertados da morte e do pecado. E ilustra a finalidade desta economia divina afirmando que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, para demonstrar a fidelidade de Deus. De facto, Deus tinha prometido aos patriarcas do povo judeu abençoar toda a sua futura descendência e multiplicá-la como as estrelas do céu. Por isso Se revestiu de carne, fazendo-Se homem, Aquele que era Deus e era o próprio Verbo, que con- serva todas as coisas criadas e a todas, como Deus, dispensa a sua protecção. Veio, porém, a este mundo na sua Carne, não para ser servido, mas ao contrário, como Ele afirma, para servir e dar a vida por muitos.
É verdade que Ele afirmara ter vindo ao mundo para cumprir as promessas feitas a Israel. Dissera com efeito: Não fui enviado senão para as ovelhas da casa de Israel, que se tinham desgarrado. Por isso não se enganou Paulo ao afirmar que Cristo foi o ministro da circuncisão, para ratificar as promessas feitas aos Patriarcas e, com esse fim, foi entregue por Deus Pai; mas foi entregue também para que os gentios conseguissem misericórdia e assim O glorificassem como criador, autor, salvador e redentor de todos os homens. Por isso, tornada extensiva a todos a bondade de Deus, foram recebidos os gentios e o mistério da sabedoria em Cristo não se desviou do seu desígnio de bondade. Efectivamente, em vez daqueles que se afastaram, foi salvo, por misericórdia de Deus, o mundo inteiro.

Servo inútil,

Pe. Fonseca Kwiriwi, CP