*RAINHA DO CÉU*
V./ Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!
R./ Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio, Aleluia!
V./ Ressuscitou como disse. Aleluia!
R./ Rogai por nós a Deus. Aleluia!
V./ Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!
R./ Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!
V/. Oremos: Senhor, que enchestes o mundo de alegria pela ressurreição de Vosso Filho nosso Senhor Jesus Cristo, fazei que, pela intercessão da Virgem Maria, Sua Mãe, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo Senhor. Amém!
V/. Glória ao Pai e ao {Filho e ao Espírito Santo
R/. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! (3X)
*INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO*
Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor.
Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
*Oremos:*
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
*LITURGIA DA PALAVRA*
PRIMEIRA LEITURA
Actos 16, 1-10
«Passa à Macedónia e vem ajudar-nos»
Leitura dos Actos dos Apóstolos
Naqueles dias, Paulo chegou a Derbe e depois a Listra. Havia lá um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente e de pai grego. Os irmãos de Listra e de Icónio davam dele bom testemunho. Querendo Paulo levá-lo consigo, mandou-o circuncidar, por causa dos judeus que havia na região, pois todos sabiam que seu pai era grego. Nas cidades por onde passavam, transmitiam as decisões dos Apóstolos e anciãos de Jerusalém, recomendando que se cumprissem. Desse modo as Igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número, de dia para dia. Como o Espírito Santo os tinha impedido de anunciarem a palavra de Deus na Ásia, atravessaram a Frígia e o território da Galácia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram dirigir-se à Bítínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. Atravessaram então a Mísia e desceram a Tróade. Durante a noite, Paulo teve uma visão: Um macedónio estava de pé diante dele e fazia-lhe este pedido: «Passa à Macedónia e vem ajudar-nos». Logo que ele teve esta visão, procurámos partir para a Macedónia, convencidos de que Deus nos chamava para anunciar ali o Evangelho.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
Salmo 99 (100), 2.3.5 (R. 2a)
Refrão: Aclamai o Senhor, terra inteira. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se
Aclamai o Senhor, terra inteira,
servi o Senhor com alegria,
vinde a Ele com cânticos de júbilo. Refrão
Sabei que o Senhor é Deus,
Ele nos fez, a Ele pertencemos,
somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho. Refrão
Porque o Senhor é bom,
eterna é a sua misericórdia,
a sua fidelidade estende-se de geração em geração. Refrão
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Col 3, 1
Refrão: Aleluia Repete-se
Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto,
onde Cristo está sentado à direita de Deus. Refrão
EVANGELHO
Jo 15, 18-21
«Não sois do mundo, mas Eu vos escolhi do mundo»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos separou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia. Lembrai-vos das palavras que Eu vos disse: ‘O servo não é mais do que o seu senhor’. Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou».
Palavra da salvação.
*REFLEXÃO*
Dos comentários de Santo Agostinho, bispo, sobre os salmos
(Salmo 148, 1-2: CCL 40, 2165-2166) (Sec. V)
A aleluia pascal
Toda a nossa vida presente deve transcorrer no louvor de Deus, porque o louvor de Deus será também a alegria eterna da nossa vida futura. Ora ninguém se pode tornar apto para a vida futura, se desde agora não se preparar para ela. Agora louvamos a Deus, mas também suplicamos a Deus. O nosso louvor é feito com alegria e a nossa súplica com gemidos. De facto, foi-nos prometida qualquer coisa que ainda não possuímos. E porque Aquele que prometeu é fiel, alegramo-nos na esperança; mas, como ainda não estamos na posse da promessa, gememos de ansiedade. É bom para nós perseverar nesta expectativa, até que a promessa se realize; então acabará o gemido e subsistirá apenas o louvor.
Assim podemos considerar duas fases da nossa existência: a primeira que sucede agora no meio das tentações e angústias da vida presente, e a segunda, que há-de vir depois, na segu- rança e na alegria eterna. Por isso foi também instituída para nós uma dupla celebração: a do tempo antes da Páscoa e a do tempo depois da Páscoa. O tempo antes da Páscoa representa as tribulações que passamos nesta vida; o que celebramos agora, depois da Páscoa, significa a felicidade que alcançaremos na vida futura. Portanto, antes da Páscoa celebramos o que vivemos agora; depois da Páscoa celebramos e significamos o que ainda não possuímos. Por isso, passamos o primeiro tempo em jejuns e orações; no segundo, porém, que agora celebramos, descansamos do jejum e dedicamo-nos ao louvor de Deus. É este o significado da Aleluia que cantamos.
Em Cristo, nossa Cabeça, ambas as coisas foram figuradas e manifestadas. A paixão do Senhor mostra-nos a miséria da vida presente, em que temos de trabalhar, sofrer tribulações e por fim morrer; a ressurreição e glorificação do Senhor anunciam-nos a vida que um dia nos será dada.
Agora, irmãos, exortamo-vos a que louveis a Deus; e é isso o que todos nós mutuamente exprimimos, quando cantamos: Aleluia. «Louvai o Senhor», dizemos nós uns aos outros; e assim todos põem em prática aquilo a que se exortam mutua- mente. Mas louvai-O com todas as vossas forças, isto é, louvai a Deus não só com a língua e a voz, mas também com a vossa consciência, a vossa vida, as vossas acções.
Na verdade louvamos a Deus agora que nos encontramos reunidos na igreja; mas logo que voltamos para casa, parece que deixamos de louvar a Deus. Não deixes de viver santamente e louvarás sempre a Deus. Deixas de O louvar quando te afastas da justiça e do que Lhe agrada. Se nunca te desviares do bom caminho, ainda que se cale a tua língua, clamará a tua vida; e o ouvido de Deus estará perto do teu coração. Porque assim como os nossos ouvidos escutam as nossas palavras, assim os ouvidos de Deus escutam os nossos pensamentos.
Servo inútil,
Pe. Fonseca Kwiriwi, CP