*INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO*
Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor.
Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
*Oremos:*
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
*SAUDAÇÃO ANGELICAL A VIRGEM STA MARIA*
(Angelus)
O Anjo do Senhor anunciou a Maria!
E ela concebeu do Espírito Santo.
(Ave Maria)
Eis aqui a Serva do Senhor!
Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
(Ave Maria)
E o Verbo se fez carne!
E habitou entre nós.
(Ave Maria)
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Infundi, Senhor, a vossa graça em nossos corações, para que nós, que, conhecendo pela anunciação do Anjo, a Encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, por sua paixão e morte de cruz, cheguemos à glória da Ressurreição! Por mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.
V/. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
R/. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! (3X)
*LITURGIA DA PALAVRA*
PRIMEIRA LEITURA
Tg 5, 13-20
A oração perseverante do justo tem muito poder
Leitura da Epístola de São Tiago
Caríssimos: Sofre alguém no meio de vós? Reze. Sente-se alguém alegre? Cante. Está doente alguém entre vós? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem por ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração feita com fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá; e se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai uns aos outros os vossos pecados e orai uns pelos outros, para que sejais curados. A oração persistente do justo tem muito poder. Elias era um homem semelhante a nós: orou com insistência para que não chovesse e não choveu sobre a terra durante três anos e três meses. Orou novamente e o céu fez cair a chuva e a terra deu o seu fruto. Meus irmãos, se algum de vós se afastar da verdade e outro o converter, sabei que aquele que reconduz um pecador do erro à verdade salvará a sua alma da morte e obterá o perdão de muitos pecados.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL
Salmo 140 (141), 1-2.3 e 8 (R. cf. 2a)
Refrão: Suba até Vós, Senhor, a minha oração,
como fumo de incenso.
Repete-se
Senhor, a Vós clamo, socorrei-me sem demora,
escutai a minha voz quando Vos invoco.
Suba até Vós a minha oração como incenso,
elevem-se as minhas mãos como oblação da tarde. Refrão
Guardai, Senhor, a minha boca,
defendei a porta dos meus lábios.
Para Vós, Senhor, se voltam os meus olhos:
em Vós me refugio, não me desampareis. me refugio, não me desampareis. Refrão
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Mt 11, 25
Refrão: Aleluia Repete-se
Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque revelastes aos pequeninos
os mistérios do reino.
Refrão
EVANGELHO
Mc 10, 13-16
Quem não acolher o reino de Deus como uma criança não entrará nele
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, apresentaram a Jesus umas crianças para que Ele lhes tocasse, mas os discípulos afastavam-nas. Jesus, ao ver isto, indignou-Se e disse-lhes: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis: dos que são como elas é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não acolher o reino de Deus como uma criança, não entrará nele». E, abraçando-as, começou a abençoá-las, impondo as mãos sobre elas.
Palavra da salvação.
*REFLEXÃO*
Da Epístola de Cutberto, sobre a morte de São Beda Venerável
(Nn. 4-6: PL 90, 64-66) (Sec. VII)
Desejo ver a Cristo
Ao chegar a terça-feira antes da Ascensão, Beda começou a respirar mais difi cilmente e começaram a inchar-lhe os pés. Mas, durante todo aquele dia, ainda ensinou e ditou as suas lições com boa disposição; e a certa altura, entre outras coisas, disse: «Aprendei depressa; não sei por quanto tempo ainda viverei e se dentro em breve o meu Criador me levará para Si». A nós parecia-nos que ele sabia bem quando morreria; tanto assim que passou a noite acordado e em acção de graças. Ao raiar da manhã, na quarta-feira, mandou que escrevêssemos com diligência a lição principiada; assim fi zemos até às nove horas. A partir das nove, fi zemos a procissão com as relíquias dos Santos, como mandava o costume nesse dia. Um de nós, porém, fi cou com ele e disse-lhe: «Mestre, ainda falta um capítulo do livro que estavas a ditar. Parece-te difícil continuar?». Respondeu: «Não, não custa nada; pega na pena, apara-a e desembaraça-te». Assim fez o discípulo. Às três horas da tarde disse-me: «Tenho no meu baú algu mas coisas de estimação: pimenta, lenços e incenso. Vai chamar depressa os presbíteros do nosso mosteiro, porque eu quero distribuir por eles pequenas recordações que Deus me deu». Quando todos chegaram, falou-lhes, exortando a cada um e pedindo-lhes que celebrassem Missas por ele e rezassem por sua alma; o que todos de boa vontade prometeram. Todos choravam abundantemente, sobretudo por lhe ouvirem manifestar a persuasão de que não veriam a sua face por muito mais tempo neste mundo. Mas reconfortaram-se quando lhes disse: «É chegado o tempo (se assim aprouver ao meu Criador) de voltar para Aquele que me deu a vida, que me criou, que me formou do nada quando eu não existia. Vivi muito tempo, e o misericordioso Juiz teve especial cuidado da minha vida. Aproxima-se o tempo da minha partida, pois desejo morrer para estar com Cristo. A minha alma deseja ver a Cristo, meu Rei, na sua glória». E disse muito mais coisas edificantes, conservando a sua alegria de sempre, até à noitinha. O jovem Wilberto, já mencionado, ainda se atreveu a observar: «Querido mestre, ainda me falta escrever uma frase». Ao que ele respondeu: «Escreve depressa». Pouco depois disse o jovem: «Já está escrita». Disseste bem, continuou Beda: Tudo está consumado. Agora segura-me a cabeça com as tuas mãos, porque me dá muita alegria sentar-me voltado para o lugar santo, onde costumava rezar; assim também agora quero invocar o meu Pai». E colocado no chão da sua cela, cantou: «Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo». Ao dizer o nome do Espírito Santo, exalou o último suspiro. Pelo grande fervor com que se consagrou aos louvores de Deus na terra, bem devemos crer que partiu para a felicidade das alegrias do Céu.
*SENHOR,* eu vos agradeço por terdes morrido na Cruz pelos meus pecados, meu Jesus, misericórdia.
Servo inútil,
Pe. Fonseca Kwiriwi, CP