Escolha uma Página

INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor.
Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

SAUDAÇÃO ANGELICAL A VIRGEM STA MARIA

(Angelus)

O Anjo do Senhor anunciou a Maria!
E ela concebeu do Espírito Santo.
(Ave Maria)

Eis aqui a Serva do Senhor!
Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
(Ave Maria)

E o Verbo se fez carne!
E habitou entre nós.
(Ave Maria)

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Infundi, Senhor, a vossa graça em nossos corações, para que nós, que, conhecendo pela anunciação do Anjo, a Encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, por sua paixão e morte de cruz, cheguemos à glória da Ressurreição! Por mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.
V/. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
R/. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! (3X)

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
Os 2, 16.17b-18.21-22

Desposar-te-ei para sempre

Leitura da Profecia de Oseias

Eis o que diz o Senhor: «Hei-de atrair ao meu amor a casa de Israel, hei-de conduzi-la ao deserto e falar-lhe ao coração. Ali corresponderá como nos dias da sua juventude, quando saiu da terra do Egipto. Nesse dia, diz o Senhor, chamar-Me-ás ‘meu marido’ e não ‘meu baal’. Farei de ti minha esposa para sempre, desposar-te-ei segundo a justiça e o direito, com amor e misericórdia. Desposar-te-ei com fidelidade e tu conhecerás o Senhor».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 144 (145), 2-3.4-5.6-7.8-9

Refrão: O Senhor é clemente e cheio de compaixão. Repete-se

Quero bendizer-Vos dia após dia
e louvar o vosso nome para sempre.
O Senhor é grande e digno de louvor,
insondável é a sua grandeza. Refrão

Uma geração anuncia à outra as vossas obras
e todas proclamam o vosso poder.
Falam do esplendor da vossa majestade
e anunciam as vossas maravilhas. Refrão

Cantam o poder das vossas obras
e proclamam a vossa grandeza.
Celebram a memória da vossa imensa bondade
e aclamam a vossa justiça. Refrão

O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade.
O Senhor é bom para com todos
e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas. Refrão

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
2 Tim 1, 10

Refrão: Aleluia Repete-se

Jesus Cristo, nosso Salvador, destruiu a morte
e fez brilhar a vida por meio do Evangelho. Refrão

EVANGELHO
Mt 9, 18-26

A minha filha acaba de morrer. Mas vem impor-lhe a mão e ela viverá

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, estava Jesus a falar aos seus discípulos, quando um chefe se aproximou e se prostrou diante d’Ele, dizendo: «A minha filha acaba de falecer. Mas vem impor a mão sobre ela e viverá». Jesus levantou-Se e acompanhou-o com os discípulos. Entretanto, uma mulher que sofria um fluxo de sangue havia doze anos, aproximou-se por detrás d’Ele e tocou-Lhe na fímbria do manto, pensando consigo: «Se eu ao menos Lhe tocar no manto, ficarei curada». Mas Jesus voltou-Se e, ao vê-la, disse-lhe: «Tem confiança, minha filha. A tua fé te salvou». E a partir daquele momento a mulher ficou curada. Ao chegar a casa do chefe e ao ver os tocadores de flauta e a multidão em grande alvoroço, Jesus disse-lhes: «Retirai-vos, porque a menina não morreu; está a dormir». Riram-se d’Ele. Mas quando mandou sair a multidão, Jesus entrou, tomou a menina pela mão e ela levantou-se. E a notícia divulgou-se por toda aquela terra.

Palavra da salvação.

REFLEXÃO

Da Epístola de São Clemente I, papa, aos Coríntios
(Nn. 46, 2 – 47, 4; 48, 1-6: Funk 1, 119-123) (Sec. I)

Procure cada um o proveito de todos e não o seu

Está escrito: Juntai-vos aos santos, porque os que se juntam a eles santificar-se-ão. E ainda noutro lugar: Com o homem inocente serás inocente, com o eleito serás eleito e com o perverso perverter-te-ás. Juntemo-nos, portanto, aos inocentes e aos justos, porque eles são os eleitos de Deus.
Por que motivo há discussões, contendas, discórdias, cismas e guerras entre vós? Porventura não temos nós um só Deus, um só Cristo, um só Espírito de graça derramado sobre nós e uma só vocação em Cristo? Porque dividimos e dilaceramos os membros de Cristo e movemos guerra ao próprio Corpo, chegando a tal ponto de insensatez que nos esquecemos de que somos membros uns dos outros?
Recordai-vos das palavras de Jesus, Nosso Senhor: Ai daquele homem! Melhor seria para ele não ter nascido do que escandalizar um só dos meus eleitos; mais lhe valia ser lançado ao mar com uma pedra de moinho atada ao pescoço do que perverter um só dos meus eleitos. O vosso cisma perverteu a muitos, lançou muitos no desalento, a muitos na dúvida e a todos nós na tristeza; e a vossa sedição persiste ainda.
Tomai nas vossas mãos a Epístola do apóstolo São Paulo. Que vos escreveu ele no princípio da pregação do Evangelho? Foi certamente por inspiração divina que vos escreveu uma carta em que falava de si mesmo, de Pedro e de Apolo, porque já então existia entre vós a tendência para as facções e rivalidades. Mas aquela era menos culpável, porque então manifestáveis as vossas preferências pelos Apóstolos célebres pelo seu testemunho e por um homem que merecia a sua aprovação.
Apressemo-nos, portanto, a suprimir este escândalo; prostremo-nos aos pés do Senhor e supliquemos com lágrimas que nos seja propício, que nos reconcilie consigo e nos restitua à nossa primitiva e gloriosa vida de fé e de amor fraterno. Esta é a porta da justiça, aberta para a vida, como está escrito: Abri-me as portas da justiça e entrarei para louvar o Senhor. Esta é a porta do Senhor; os justos entrarão por ela. É verdade que há muitas portas abertas; mas a porta da justiça é a que se abre em Cristo. bem-aventurados todos os que entraram por ela e orientaram o seu caminho pela santidade e pela justiça, procedendo em tudo sem perturbação. Se há entre vós alguém que é fiel, capaz de expor a doutrina, hábil no discernimento das palavras, casto em todo o modo de proceder, esse deve ser tanto mais humilde quanto mais importante é considerado, e deve procurar o proveito de todos e não o seu interesse particular.

 

SENHOR, eu vos agradeço por terdes morrido na Cruz pelos meus pecados, meu Jesus, misericórdia.

Servo inútil,
Pe. Fonseca  Kwiriwi, CP