Escolha uma Página

*INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO*

Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor.
Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
*Oremos:*
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

*SAUDAÇÃO ANGELICAL A VIRGEM STA MARIA*

(Angelus)

O Anjo do Senhor anunciou a Maria!
E ela concebeu do Espírito Santo.
(Ave Maria)

Eis aqui a Serva do Senhor!
Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
(Ave Maria)

E o Verbo se fez carne!
E habitou entre nós.
(Ave Maria)

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Infundi, Senhor, a vossa graça em nossos corações, para que nós, que, conhecendo pela anunciação do Anjo, a Encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, por sua paixão e morte de cruz, cheguemos à glória da Ressurreição! Por mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.
V/. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
R/. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! (3X)

*LITURGIA DA PALAVRA*

PRIMEIRA LEITURA
1 Pedro 1, 3-9

«Sem verdes ainda a Cristo, vós O amais. E isto é para vós uma fonte de alegria inefável»

Leitura da Primeira Epístola de São Pedro

Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, na sua grande misericórdia, nos fez renascer, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos, para uma esperança viva, para uma herança que não se corrompe, nem se mancha, nem desaparece. Esta herança está reservada nos Céus para vós, que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que se vai revelar nos últimos tempos. Isto vos enche de alegria, embora vos seja preciso ainda, por pouco tempo, passar por diversas provações, para que a prova a que é submetida a vossa fé – muito mais preciosa que o ouro perecível, que se prova pelo fogo – seja digna de louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo Se manifestar. Sem O terdes visto, vós O amais; sem O ver ainda, acreditais n’Ele. E isto é para vós fonte de uma alegria inefável e gloriosa, porque conseguis o fim da vossa fé: a salvação das vossas almas.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 110 (111)

Refrão: O Senhor jamais esquecerá a sua aliança. Repete-se

Ou: Aleluia. Repete-se

Louvarei o Senhor de todo o coração,
no conselho dos justos e na assembleia.
Grandes são as obras do Senhor,
admiráveis para os que nelas meditam. Refrão

Deu sustento àqueles que O temem
e jamais esquecerá a sua aliança.
Fez ver ao seu povo as suas obras,
para lhe dar a herança das nações. Refrão

Enviou a redenção ao seu povo,
firmou com ele uma aliança eterna.
Santo e venerável é o seu nome;
o louvor do Senhor permanece eternamente. Refrão

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
2 Cor 8, 9

Refrão: Aleluia Repete-se

Jesus Cristo, sendo rico, fez-Se pobre,
para nos enriquecer na sua pobreza. Refrão

EVANGELHO
Mc 10, 17-27

«Vende o que tens e segue-Me»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, ia Jesus pôr-Se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante d’Ele e Lhe perguntou: «Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?». Jesus respondeu: «Porque Me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. Tu sabes os mandamentos: ‘Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe’». O homem disse a Jesus: «Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude». Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: «Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me». Ao ouvir estas palavras, o homem ficou abatido e retirou-se pesaroso, porque era muito rico. Então Jesus, olhando à sua volta, disse aos discípulos: «Como será difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!». Os discípulos ficaram admirados com estas palavras. Mas Jesus afirmou-lhes de novo: «Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?». Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: «Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível».

Palavra da salvação.

*REFLEXÃO*

Das Cartas de São Gregório Magno, papa
(L. 9, 36: MGH, Epistolae, 2, 305-306) (Sec. VI)

Os anglos foram inundados pela luz da santa fé

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos por Ele amados, porque Cristo, o grão de trigo, caiu na terra e morreu, para não reinar sozinho no Céu. Por sua morte nós vivemos, por sua fraqueza nos fortalecemos, por sua paixão nos livramos da nossa, por seu amor procuramos na Bretanha irmãos que não conhecemos, por sua bondade encontrámos a quem procurávamos sem conhecer. Quem será capaz de expor a enorme alegria que encheu o coração de todos os fiéis, pelo facto de os anglos, pela acção da graça de Deus omnipotente e do teu trabalho, irmão, terem repelido as trevas do erro e terem sido inundados pela luz da santa fé? Com grande fi delidade de espírito, já calcam aos pés os ídolos que antes adoravam com insensato temor; com pureza de coração, já se prostram diante de Deus omnipotente; obedecendo às normas da santa pregação, abandonam as obras do pecado e aceitam de boa mente os mandamentos de Deus, para chegarem a compreendê-l’O melhor; prostram-se por terra em oração, para que o espírito não fique preso à terra. Quem pôde conseguir este fruto, senão Aquele que disse: O meu Pai trabalha até ao presente e eu trabalho também? Cristo, para mostrar que o mundo não se converte com a sabedoria dos homens mas com o seu poder, escolheu como seus pregadores, para enviar pelo mundo, homens iletrados. O mesmo fez também agora com o povo dos anglos, pois Se dignou realizar prodígios por meio de débeis instrumentos. Mas há nesta graça celestial, irmão caríssimo, muito para nos alegrarmos e muito para temermos. Bem sei que Deus omnipotente realizou grandes milagres por meio do teu amor para com esse povo que Ele quis escolher. Mas esta graça do Céu deve ser para ti causa de alegria e de temor. De alegria, sem dúvida, por veres como as almas dos anglos são conduzidas, por meio dos milagres exteriores, até à graça interior; e de temor, para que, à vista dos milagres que se realizam, não se exalte a tua debilidade até à presunção, e enquanto exteriormente és honrado, não caias interiormente na vanglória. Devemos lembrar-nos que os discípulos, ao voltarem da pregação cheios de alegria, quando disseram ao divino Mestre: Senhor, em teu nome até os demónios nos obedeceram, logo ouviram como resposta: Não vos alegreis por causa disso, mas alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos no Céu.

 

*SENHOR,* eu vos agradeço por terdes morrido na Cruz pelos meus pecados, meu Jesus, misericórdia.

Servo inútil,
Pe. Fonseca Kwiriwi, CP