Escolha uma Página

RAINHA DO CÉU

V./ Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!
R./ Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio, Aleluia!

V./ Ressuscitou como disse. Aleluia!
R./ Rogai por nós a Deus. Aleluia!

V./ Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!
R./ Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!

V/. Oremos: Senhor, que enchestes o mundo de alegria pela ressurreição de Vosso Filho nosso Senhor Jesus Cristo, fazei que, pela intercessão da Virgem Maria, Sua Mãe, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo Senhor. Amém!

V/. Glória ao Pai e ao {Filho e ao Espírito Santo
R/. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! (3X)

INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Vinde Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor.
Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
Actos 16, 11-15

«O Senhor abriu-lhe o coração, para aderir ao que Paulo dizia»

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Naqueles dias, deixámos Tróade e navegámos directamente para Samotrácia. No dia seguinte, fomos para Neápoles e de lá para Filipos, cidade principal daquela região da Macedónia e colónia romana. Estivemos nesta cidade durante alguns dias. No sábado, saímos pelas portas da cidade, em direcção à margem do rio, onde julgávamos que havia um lugar de oração. Sentámo-nos e começámos a falar às mulheres ali reunidas. Uma delas, chamada Lídia, escutava-nos com atenção; era negociante de púrpura, natural da cidade de Tiatira, e adorava o verdadeiro Deus. O Senhor abriu-lhe o coração, para aderir ao que Paulo dizia. Quando recebeu o Baptismo, juntamente com toda a sua família, fez-nos este pedido: «Se me considerais fiel ao Senhor, vinde hospedar-vos em minha casa». E obrigou-nos a aceitar.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 149, 1-2.3-4.5-6a.9b (R. 4a ou Aleluia)

Refrão: O Senhor ama o seu povo. Repete-se

Ou: Aleluia. Repete-se

Cantai ao Senhor um cântico novo,
cantai ao Senhor na assembleia dos santos.
Alegre-se Israel em seu Criador,
rejubilem os filhos de Sião em seu Rei. Refrão

Louvem o seu nome com danças,
cantem ao som do tímpano e da cítara,
porque o Senhor ama o seu povo,
coroa os humildes com a vitória. Refrão

Exultem de alegria os fiéis,
cantem jubilosos em suas casas;
em sua boca os louvores de Deus.
Esta é a glória de todos os seus fiéis. Refrão

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Jo 15, 26b.27a

Refrão: Aleluia Repete-se

O Espírito da verdade dará testemunho de Mim,
diz o Senhor,
e vós também dareis testemunho. Refrão

EVANGELHO
Jo 15, 26-16, 4a

«O Espírito da verdade dará testemunho de Mim»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Disse-vos estas palavras para não sucumbirdes. Hão-de expulsar-vos das sinagogas; e mais ainda, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgará que presta culto a Deus. Procederão assim por não terem conhecido o Pai, nem Me terem conhecido a Mim. Mas Eu disse-vos isto, para que, ao chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo tinha dito».

Palavra da salvação.

REFLEXÃO

Do Tratado de Dídimo de Alexandria, sobre a Trindade
(Liv. 2, 12: PG 39, 667-674) (Sec. IV)

O Espírito Santo renova-nos no Baptismo

O Espírito Santo, que é Deus, juntamente com o Pai e o Filho, renova-nos no Baptismo, e do nosso estado de imperfeição nos reintegra na primitiva beleza, enchendo-nos com a sua graça, de maneira que já não possamos admitir em nós alguma coisa que não deva ser desejada. Além disso, livra-nos do pecado e da morte, e de terrenos que somos, isto é, feitos do pó da terra, torna-nos espirituais, participantes da glória divina, filhos e herdeiros de Deus Pai, conformes à imagem do Filho, seus co-herdeiros e irmãos, destinados a ser um dia glorificados e a reinar com Ele. Em vez da terra dá-nos de novo o Céu, abre-nos generosamente as portas do Paraíso, honra-nos mais que aos próprios Anjos; e com as águas divinas do Baptismo apaga as alterosas e inextinguíveis chamas do inferno. Os homens são concebidos duas vezes, uma corporalmente, outra pelo Espírito divino. Acerca de um e outro nascimento escreveram muito bem os autores sagrados. Referirei o nome e a doutrina de cada um. João diz: A quantos O receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, àqueles que acreditam no seu nome, que não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do homem, mas de Deus, Todos os que acreditaram em Cristo, afirma ele, receberam o poder de se tornarem filhos de Deus, isto é, do Espírito Santo, e participantes da natureza divina. E para ficar bem claro que aquele Deus, que gera, é o Espírito Santo, acrescentou estas palavras de Cristo: Em verdade, em verdade te digo: Se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. A fonte baptismal dá à luz de maneira visível o nosso corpo visível pelo ministério dos sacerdotes; mas o Espírito de Deus, invisível a todas as inteligências, é que baptiza de maneira espiritual em seu próprio nome e regenera simultaneamente o corpo e a alma, pelo ministério dos Anjos. João Baptista, historicamente e de acordo com esta expressão: Da água e do Espírito, diz a respeito de Cristo: Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. Como um vaso de barro, o homem precisa primeiro de ser purificado pela água e depois fortalecido e aperfeiçoado pelo fogo espiritual (Deus, com efeito, é um fogo consumidor). Precisamos, portanto, do Espírito Santo para nossa perfeição e renovação, porque o fogo espiritual também sabe regar e a água espiritual também é capaz de refundir como o fogo.

Servo inútil,
Pe. Fonseca Kwiriwi, CP