A partir de uma frase de motivação que recebi, nesta manhã, que diz: “A VIDA não é sobre metas, conquistas e linhas de chegada. É sobre quem você se torna durante a caminhada”, desafiei-me, tomei coragem e iniciei a escrever esta breve reflexão sobre o que: Eu quero ser como um projeto de felicidade e liberdade.
Felicidade e liberdade:
Duas palavras paradoxais porque a sua combinação exige suor.
Duas palavras perigosas porque poderão nos levar a perder amizades.
Duas palavras milagrosas porque nós tornarão autênticos.
Duas palavras que muita pessoas não atingem por covardia e medo pois exigem coragem.
Duas palavras inacessíveis por pessoas escravizadas porque o escravizado não alcança como o Sol debaixo da caverna.
Duas palavras alcançáveis por meio de luta pacífica.
Duas palavras que somente quem faz um bom discernimento, uma luta sem trégua, determinação, coragem, autenticidade, seriedade e persistência, conseguirá alcançar sua felicidade e sua liberdade.
Entretanto, não se pode pensar que felicidade e liberdade sejam metas porque cada dia exigem de manutenção.
Na verdade, a vida não é sobre quem se acomoda, mas é sobre luta e vitória, luta e derrota. É sobre a luta sem desânimo com o objetivo de ser feliz e livre.
A luta que nos referimos centra-se na própria pessoa porque o primeiro inimigo da nossa felicidade e liberdade somos nós mesmos.
Que caminho trilhamos para chegar à felicidade e à liberdade? Quantas vezes sabotamos a nós mesmos ao ponto de não chegarmos à felicidade e liberdade? Quais são os obstáculos da nossa felicidade e liberdade?
A pergunta que pode levar a uma crise: será que sou feliz e livre? Atenção! Não faça esta pergunta quando está bastante emotivo porque exige o brilho da mente. Esta pergunta serve somente para quem busca com solidez entender o sentido da vida e não quem já perdeu a alegria de viver. Não é uma pergunta que se faz a partir de comparações porque cada um é uma vida e ninguém deve ser escravo da vida do outro. Isto é, cada pessoa é um projeto único e não se deve comparar com ninguém.
1. Felicidade nas Bem-aventuranças (Mt 5,3-12)
Ser feliz é, de acordo com a comunidade Mateana, aderir ao projeto de Jesus. É saber fazer as escolhas. Mas para uma boa escolha é fundamental que façamos um bom discernimento e não ser movidos por ações eufóricas dos outros.
Para tomarmos uma decisão saudável, deve haver um processo; temos que trilhar um caminho. Esse caminho é a própria vida. Então, temos que nos permitir viver com objetivos, princípios e valores.
Ser feliz aqui e agora é não se prender ao passado ou ansiar pelo futuro.
Ser feliz é viver o presente, pois é isso que temos e somos agora e aqui.
Felicidade como eudamonia
A expressão eudaimonia, geralmente, é dita como “o estado de contentamento estável”. O significado de eudamonia, é traduzido como felicidade. Porém, outras traduções têm sido propostas para melhor expressar o que seria um estado de plenitude do ser.
A felicidade é vista como o grau mais elevado de bem-estar. É a paz interior alcançada por uma pessoa madura, consistente e autêntica.
2. Liberdade
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (João, 8:32)
A Liberdade em são João está ligada à Verdade.
Primeiro, temos que conhecer a Verdade.
O que é a verdade?
Muitos não querem conhecer a verdade porque já estão acostumados a viver nas aparências, nos julgamentos e nos preconceitos.
Saber a Verdade é também um processo longo e duro como acontece na felicidade.
Por isso, se queremos chegar à liberdade, encaremos primeiro o desafio de conhecermos a Verdade sobre a minha pessoa e o que sou hoje e gostaria de ser amanhã.
Não busquemos ser “BOM” amanhã se hoje vivemos na mediocridade.
O passo deve ser dado hoje para amanhã colhermos bons frutos.
Como diz o agricultor: se quiser comer a castanha de caju amanhã, plante o cajueiro hoje, pacientemente.
Qual é a Verdade que quer saber sobre si?
Felicidade e liberdade nos tornarão pessoas maduras na medida em que entendermos como atingi-las e não recebê-las de bandeja.
Alguém pode nos auxiliar a adquirir a felicidade e liberdade, mas a sua manutenção depende de nós porque temos que ter a vontade de aceitar, abraçar e lutar por elas, pois a felicidade e a liberdade são dons preciosos e inegociáveis.
Seja feliz e livre hoje, amanhã e sempre!
Servo inútil,
Pe. Kwiriwi, CP.